Visualizações do Blog

19 julho 2012

Prática do Desapego

Maldosas,

Há duas semanas, estamos praticando a teoria do desapego. Pelo menos tentando!
Já pararam para pensar em quanta porcaria temos estocada dentro dos nossos armários, quartos, e casas???
Quantas peças ainda com etiqueta possuímos dentro do armário!? Sem contar aquelas peças de roupa ou acessórios usados uma única vez!? Olhamos pra ela e pensamos: "Não vou me desfazer porque ainda haverá uma única situação da minha vida em que eu a usarei novamente", ou ainda, "A moda pode voltar, já estou preparada".
Quando nos damos conta, passaram-se anos, ela ainda está lá e seu estilo mudou! Foi o que aconteceu conosco. Filtrando algumas roupas (porque não tivemos coragem de já despachar tudo de uma vez só! risos...) para uma visita a um orfanato, deparamo-nos com as seguintes exclamações: "Como eu pude usar isso! É muito brega!".
Pois é... é essa a prática da teoria do desapego, repassando tudo o que não nos serve mais, ou está sem uso, em termos de tamanho, uso, etc. Sem contar que o fato de pensar que suas roupas destinam-se a alguém que possui muito menos é um enorme gesto de bondade nos dias de hoje.
O desapego também contribui para diminuir a bagunça da sua casa! Não compre estantes, armários e caixas organizadores para armazenar coisas que não lhe são mais úteis. Pessoas constroem ou separam um cômodo para acomodar coisas sem utilidade! Muitas casas estão em completa desordem, gerando angústia e sensação de impotência.
Praticar a teoria do desapego leva-nos a pensar igualmente sobre o nosso consumo. Em uma sociedade, que a cada dia tem pensado mais seriamente na questão da sustentabilidade do planeta, o nosso consumo chega a ser irracional, muitas vezes. Ainda mais depois do aumento do poder aquisitivo de várias classes sociais que possuíam acesso limitado a ele. Compramos por comprar, por impulso! Vemos isso todo dia nos blogs de moda!!!
Quando olhamos para uma peça e a queremos, realmente pensamos: faz meu estilo ou só quero porque todo mundo tem uma? Já temos roupas para combinar? Em que ocasiões e com que frequência vamos usá-la?
Ninguém é de ferro lógico! As vezes tem aquela que você não consegue se controlar, mas já deixamos de consumir várias outras coisas com essa técnica! Vamos continuar praticando!!!
Desapego = qualidade de vida!
Fica a dica!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gratas por interagir conosco e deixar sua opinião!
Volte e comente sempre! Beijos, Maldosas xxx